domingo, 12 de julho de 2009

Uma pausa

Quando somos pequenos e não temos obrigações, queremos é crescer e ser grandes e, quando isso eventualmente acaba por acontecer, damos por nós muitas vezes a querer voltar ao tempo onde não tínhamos obrigações e responsabilidades.

Uma das frases que se tornaram célebres foi a escrita num dos primeiros episódios do homem-aranha, quando o tio lhe diz “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Para quem tem de trabalhar arduamente para pagar as contas todos os meses e tem filhos para educar, essa é uma frase que sintetiza muito do que fazemos no dia-a-dia. Ganha ainda mais peso no caso de haver filhos quando somos o único pai que existe ou se preocupa.

Essa é a nossa realidade. E aos poucos e poucos vamo-nos esquecendo de nós enquanto pessoas ..... enquanto seres humanos ..... enquanto alguém que também merece uma pausa ..... por muito recompensador que sejam os filhos, acabamos por sentir que precisamos de um espaço e um tempo para nós, seja em termos individuais seja em termos de casal ..... uma pausa.

Para as pessoas que são conscientes, o atirar tudo para trás das costas não é uma opção, mas como o nem 8 nem 80 é uma frase correcta, podemos sempre arranjar um meio termo. Tirar um pequeno tempo para nós, sejam umas horas, uma noite, um fim-de-semana ou qualquer outra porção da nossa vida ..... fazer uma pausa no nosso dia-a-dia ..... fazer tudo o que nos passar pela cabeça ..... dentro da legalidade, obviamente ..... e apenas desfrutar o momento ..... não tendo complexos, preocupações ou preconceitos com o que os outros possam achar ou pensar, apenas fazer o que nos apetece ..... ser criança em corpo de crescido.

Aproveitando as férias do filhão, fiz exactamente o que acabo de descrever – uma pausa. Fui á discoteca com amigos, jantei muito bem acompanhado, fui ao cinema, conheci uma praia nova, apreciei uma paisagem paradisíaca ..... viver apenas aquele momento em particular e apenas aquele momento ..... mas como a vida não é perfeita, devia também ter experimentar os Kartts, mas uma noite não dormida por causa de uma paragem de digestão adiou essa experiência ..... mas até isso foi positivo pois fez-me tomar consciência novamente que a vida é assim, feita de imponderáveis, seja no dia-a-dia, sejam na fuga a esse mesmo dia-a-dia ..... e que tenho de dormir mais para que o cansaço não de faça deixar de fazer o que quero .....

Hoje dormi até as 10:30 e fiquei na cama quase até às 15 ..... mas sinto a cabeça limpa e pronta para voltar à minha realidade na segunda-feira, tendo deixado para trás toda aquela pressão ou stress acumulado ao longo destes vários e vários meses ..... para não dizer anos ..... recuperei mesmo a vontade e o gosto de escrever, coisa que se estava a perder ..... estou vivo!

Uma pausa ..... viver outra realidade que não a nossa por uns breves instantes ..... dar a nós a atenção que constantemente damos aos outros.

Resumindo em poucas palavras ..... uma pausa ..... carpe diem.