domingo, 1 de junho de 2008

A arrogância da vitória

Havia um grupo português de rock, se a memória não me falha os Heróis do Mar, que cantava uma música que continha a seguinte frase marcante .... “dos fracos, não reza a história”. A questão é, que preço estamos dispostos a pagar?

Todos queremos ganhar. É a natureza humana. Todos os clubes querem ter os melhores, sendo os melhores que potenciam o resultado mais desejado ..... a vitória! Diga-se o que se disser, quantos não gostavam de ter no seu clube um presidente semelhante ao Pinto da Costa? Quem não gostaria de ter à frente da sua empresa um visionário de sucesso como um Bill Gates?

A questão que levanto, que se aplica tanto ao Pinto da Costa como a qualquer dono ou administrador de uma empresa é ..... qual o preço que estamos dispostos a pagar?

As grandes empresas, como os clubes, procuram os melhores gestores, capazes de estratégias vencedoras a curto, médio ou longo prazo. Mas na sociedade de hoje, o sucesso é quase sempre obtido com o custo de alguém e, numa sociedade que se rege por resultados, quando os meios legais ou correctos escasseiam, recorre-se aos meios menos lícitos. Estas pessoas que querem o sucesso a qualquer custo são, regra geral, de uma arrogância extrema.

Escrevo isto sobre o Mourinho que, muito provavelmente vai assinar esta semana pelo Inter de Milão, entrando conotado, e com justiça, de "supra sumo da barbatana" ..... mas com uma arrogância desnecessária.

Se dúvidas houvesse de que ele deveria ser a pessoa que mais estava a torcer para que o Chelsea perdesse, o que é diferente do Man. United ganhar, aquela reportagem imediatamente a seguir dissipo-as. Com tantos títulos ganhos, não precisava de vir pisar o seu sucessor logo após o seu despedimento. É deselegante, desnecessário e completamente mesquinho ..... e a isso acresce o título de capa de um desportivo que supostamente reproduzia palavras dele, não sei em que contexto e que dizia “Sou o melhor”. Quem efectivamente é o melhor, se é possível distinguir 1 entre os demais, não precisa de o dizer porque todos sabem e todos o comentam.

A verdade é que um treinador desconhecido pegou naquela equipa, que honra lhe seja feita, foi trabalhada em parte por ele, e, disputou até ao último jogo o campeonato, foi a duas finais, sendo uma delas a Champions que Mourinho não teve a arte e o engenho de conseguir atingir e, somente não a ganhou porque um destino da sorte ditou uma escorregadela. Ele vai pegar numa equipa antes da pré época e que foi campeã e derrotada na final da Taça de Itália ..... não me vou esquecer das frases que quase conseguimos são desculpas de derrotados ..... a ver vamos.

Estas pessoas à frente de destinos são, regra geral, não só arrogantes como não olham a meios para atingir os seus fins, semeando um clima de terror e desconfiança a fim de poderem obter resultados em detrimento do bem estar familiar e profissional de quem deles depende.

Qual o preço que estamos dispostos a pagar pela vitória .....