terça-feira, 17 de junho de 2008

Mérito a quem o merece

Escrevo esta crónica enquanto espero pelo João para o levar à psicóloga do IPO. Felizmente que aquela instituição tem profissionais preparados não só para ajudar os doentes, como os seus familiares directos.

Este processo começou quando começamos a ver a janela a fechar-se, na nossa tentativa de preparar o João para o possível inevitável ..... que o foi mesmo, infelizmente ..... desculpem a interrupção ....... porca de vida! ...... bom, continuando ..... queríamos tentar fazer as coisas o melhor possível, o que equivale a dizer, preparar o João o melhor possível, começando por saber o que dizer, como o dizer e quando o dizer. Tínhamos as nossas ideias mas queríamos ter a certeza ...... era a saúde mental e sofrimento do nosso menino que estava em causa ..... tudo o que pudéssemos fazer para reduzir o seu sofrimento, estávamos preparados para o fazer.

Começa aqui o mérito a quem o merece. Em primeiro lugar para a Ana que, como já tive oportunidade de escrever, foi de uma coragem que não tenho palavras para descrever ..... colocou o filho à frente da sua dor e assumiu o ónus de o preparar, com todo o sofrimento pessoal que isso acarretou ..... que mulher!

As indicações da psicóloga felizmente foram ao encontro do que pensávamos ..... dizer a verdade ao João de forma a que ele fosse se apercebendo, sabendo que o fim estaria no horizonte como uma realidade e, acima de tudo, que fosse através de nós que ele soubesse e não pela boca de outros ..... era a nossa maior preocupação ..... achávamos e achamos que a confiança dele em nós passava por aí ..... como a concordância dos especialistas na nossa maneira de pensar nos aliviou e nos deu animo e força .....

Depois do triste e fatídico desenlace, o apoio da psicóloga foi muito importante para o ajudar a equilibrar as emoções, focalizar no que a mãe foi e representou para ele, e, acima de tudo e mais importante, ajudou-o a interpretar a frase que era o lema da Ana ..... olha sempre para o lado FIXE da vida ..... perceber que isso não significa ser um falso positivo, ou seja, que nem tudo está sempre bem ..... é preciso ter a consciência disso ..... o risco era o João cair nessa “esparrela” apenas para fazer o que achava que a mãe quereria ..... saber por outra boca que não a do pai, que faça o que fizer, a mãe terá sempre orgulho nele e que não a vai desiludir .....

O próximo mérito a quem o merece vai para a psicóloga Mª de Jesus ..... perceber os riscos que estas situações possuem e direccionar o João no caminho certo, ajudando-o a escrever o livro das suas memórias da mãe ..... algo que por muito que eu quisesse nunca conseguiria fazer ..... não de uma forma isenta e imparcial ..... obrigado dos pais!

Na escola o acompanhamento foi também exemplar, não fosse a Sandra não só uma excelente professora como uma excelente amiga quando ele precisa ..... na verdade é onde o João passa mais tempo do seu dia (acordado). Volto a não ter palavras para agradecer todo o apoio, num ano tão perturbador ..... sem benesses nenhumas, o João foi capaz de manter as notas ..... mérito a quem o merece ..... obrigado Sandra ..... e restantes elementos do Colégio Manuel Bernardes, que não quero enumerar para não correr a injustiça de me esquecer de alguém ..... o mérito das notas do João é dividido entre ele e vós ..... obrigado!

O penúltimo mérito é para o nosso orgulho, o João, que tem conseguido superar esta tremenda perca, não caindo nem no facilitismo da vitimização, nem no tal falso positivo ..... sendo aquilo que sempre foi ..... um filhão espectacular que é o orgulho dos pais ..... não sei bem o porquê da associação de ideias, mas é como uma frase que li em tempos “coragem não é não ter medo ..... é saber enfrentar o medo!” ..... o mérito é fundamentalmente dele ..... tenho orgulho de ti, meu filhão lindo.

Voltando ao último mérito a quem o merece ..... novamente ao meu amor por ter conseguido criar bases tão sólidas nesse orgulho de pessoa e filho que é o João ..... amo-te muito, meu amor! ..... que saudades que tenho de ti ..... obrigado mais uma vez por tudo o que fomos um para o outro e que vivemos em conjunto, tal como duas verdadeiras soulmates ..... amo-te muito .....