quarta-feira, 4 de junho de 2008

Condomínio ou sã convivência

Achava que morando num prédio de somente 7 inquilinos a sã convivência seria mais simples ..... e foi ..... durante 2 anos.

Quem morar num prédio e assistir às reuniões de condomínio, percebe perfeitamente a diferença entre condomínio e sã convivência. Por muito que eu ache incorrecto as curvas de distribuição impostas nas avaliações, a verdade é que estatisticamente têm algum fundo de verdade, e, o mesmo se aplica numa reunião destas. A maioria está lá por obrigação, uma pequena parte são os “puristas” que acreditam que iram conseguir fazer uma reunião rápida e chegar a conclusões objectivas para o bem comum, sejam elas o que forem.

Nos extremos é que está a piada ..... ou a falta dela. Regra geral temos sempre um ou dois artista do humor, seja com piadas engraçadas ou alegres, seja por comentários de perfeita estupidez, que mais parecem saídos de um programa do Herman. O nível intelectual às vezes atinge níveis impensáveis. No extremo oposto, existem os pseudo-intelectuais, os Drs, os Engs e os outros assim assim que por aí andam, que acham que tudo se resolve à estalada ou com recurso a advogados ..... nada pessoal Paulo ..... o civismos nestas alturas considera que a reunião vai longa e vai ele também dormir. O meu pai sempre disse, a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros ..... sábias palavras, típicas de um pai ..... espero conseguir transmitir estas também ao meu filho.

Depois de passar por várias reuniões, em vários prédios e no mesmo com vários intervenientes, achei que neste pequeno prédio tudo podia ser diferente ..... nop! O primeiro grande problema é comum a todos os prédios, ou seja, depois de alguns voluntários que sabem que viver em comunidade é participar para o bem comum, ficamos sem voluntários para a administração ..... quando a população é de 7, acreditem que este ponto é atingido muito depressa. Este é um drama intemporal, agravado pelo individualismo dos tempos modernos ..... a sã convivência passa também pelo sacrifício do individuo em prol do bem comum, o condomínio.

Quando aparecem os primeiros problemas é quando a sã convivência tem tendência a desaparecer. As dificuldades têm o condão de trazer o pior das pessoas à superfície, seja num casamento, seja no trabalho ou seja num condomínio. Talvez por ser um idealista, como a Ana dizia que eu era, acredito que da mesma forma que no nosso casamento isso não aconteceu, a humanidade ainda não está totalmente perdida e ainda existe salvação ..... até para um condomínio.

Brevemente iremos ter nova reunião e espero que a sã convivência impere neste pequeno condomínio, quase ..... 3 ou 4 Km ..... à beira rio plantado ..... é tão mais fácil ..... atirar pedras é mais fácil que construir paredes ..... mas estas últimas duram mais!

Pessoalmente acredito que com boa vontade e civismo tudo se consegue ..... se todos facilitarmos tudo se torna mais fácil ..... a vida não é já por si só demasiado complicada?