sábado, 28 de junho de 2008

Términos de uma época e um ciclo

Terminou esta semana a época futebolística e a presença no Sporting para o João. O meu agradecimento ao SCP enquanto instituição por tudo o que proporcionou ao João, assim como aos seus treinadores, em especial ao Nuno Figueiredo a quem telefonei pessoalmente a agradecer.

Sendo o pior período por que passamos por motivos pessoais, os treinos e jogos eram um momento especial para o João, onde esquecia todos os seus problemas e se divertia fazendo uma das coisas que mais gosta, ser guarda-redes. Aqueles dois treinos que ele tinha, eram um momento de escape à sua dura realidade, para o qual contou com a ajuda dos treinadores, amigos e todos os demais elementos do SCP, aos quais deixo um grande e sincero obrigado. Para o desenvolvimento e equilíbrio do João considero que foram fundamentais e nesse aspecto uma das razões que me levam a efectuar este agradecimento público.

Embora não goste de particularizar, vou-o fazer em 2 casos. O primeiro vai para o treinador principal, o Nuno Figueiredo, o qual equiparo ao Miguel, treinador do João no SLB na época de 2005/06. São treinadores maravilhosos que conseguem ensinar e incentivar as crianças, num ambiente calmo e sem gritos, como ainda se vê muito em vários treinadores. Ensinam enquanto as crianças se divertem. O outro agradecimento especial vai para o Sr. Passarela (e peço desculpa se me enganei a escrever). No dia que se seguiu ao falecimento da Ana, o João tinha um jogo de manhã e uma entrada com os jogadores à tarde. Ele não quis ir ao jogo, mas quis ir entrar com os jogadores ..... “é para não pensar em coisas más e ficar triste .....”, disse-me o meu menino ..... chorei copiosamente ..... nessa tarde/noite, pedi ao Sr. Passarela se era possível fazer com que o João entrasse com a equipa do SCP, uma vez que era a 5ª ou 6ª vez que entrava com os jogadores (SLB + SCP) e nunca tinha tido a sorte de acompanhar a sua equipa. Não só entrou com o SCP, como entrou com o seu ídolo, o Rui Patrício ..... que feliz que ele estava ..... quando me ligaram a dizer que o tinham visto e estava feliz, depois do primeiro impulso se ligar á Ana para lhe contar, chorei até à exaustão ..... foi o meu primeiro grande embate com o vazio ..... a ele em especial ..... Obrigado!

Como em todas as histórias, não há bela sem senão ..... esta foi uma época muito difícil para o João, pois veio acompanhar parte dos 17 meses em que decorreu a doença e falecimento da Mãe, o que podem perfeitamente perceber, é um factor com muito peso numa criança de 9 anos. Como se isso não fosse suficiente, 2 semanas após o funeral da mãe, a avó entrou no hospital, para falecer 2 meses depois. Nesta terrível semana que termina, que para mim, enquanto pai foi uma das piores que já tive, fui obrigado na 2ª-feira a dizer ao meu filho que a avó tinha falecido e na 3ª-feira, que o Sporting já não o queria mais, convidando-o a procurar outras paragens ..... a imagem daquela cara triste de quem lhe tira mais um pedaço de felicidade há-de me acompanhar para toda a vida ..... podia ter sido evitada.

O João vinha de 2 anos no Benfica, que tem uma filosofia completamente diferente ..... comparar o SCP com o SLB em termos de formação é comparar o dia com a noite ..... não existe comparação, apenas semelhança porque ambos giram à volta de uma bola ..... e digo isto com a maior das isenções. O treinador de guarda-redes apontou a saída do João ao facto de ele não tendo evoluído o que se esperava ..... como é possível uma criança com os problemas que ele teve esta época se empenhar mais? ..... os treinos era o tempo em que o João esquecia os seus problemas e se divertia, fazendo uma das coisas que mais gosta, ser guarda-redes. Acompanhando o João, tenho a plena consciência que ele não se aplicou o que devia e poderia e que a sua atitude não foi a que sei que ele poderá e deverá ter ..... sempre o soube mas não lhe exigi mais, até porque era o primeiro a não o deixar ir aos treinos todos porque a escola está em primeiro lugar e ele é um aluno de “18” ..... sempre esperei que o SCP, como grande instituição que é, lhe desse o benefício da dúvida e o avaliasse correctamente na época seguinte, determinando então com rigor e isenção se ele tinha ou não as características que eles pretendem ..... no fundo, fazer um pouco a protecção que o Paulo Bento fez esta época ao Rui Patrício ..... considero que isso sim, teria sido mais justo para o meu filho ..... paciência, no bottom line, as instituições visam o lucro, mesmo que futuro ..... esta não foi na minha opinião, excepção à regra.

A época termina e há que começar a procurar outro clube porque o João quer continuar a ser guarda-redes ..... na 3ª-feira, enquanto íamos cabisbaixos para o carro, o João perguntava ..... “ ..... Pai, posso ir para o Pastilhas? ..... é para recomeçar outras vez, desta vez por baixo como o Figo fez ..... talvez um dia mais tarde o Sporting me queira outra vez .....”

..... como pai, resta-me agradecer tudo o que o Sporting fez pelo meu menino e procurar outro clube que tenha a competição que o João gosta e precisa ..... começou o defeso.