quarta-feira, 2 de julho de 2008

Férias - ATL vs Avós

Esta sempre foi uma época muito complicada para nós. Por um lado temos o João que gosta muito de participar em ATL’s ..... por outro temos os avós que querem aproveitar para estar mais tempo com o neto ..... complementaridade ou concorrência?

No meu tempo as férias grandes eram de 4 meses e eu fugia para o Algarve, para junto dos meus avós, cães, praia, barcos ..... enfim, para junto da liberdade que na cidade não se pode ter ..... até esquecia que tinha vida para além daquela pequena e deliciosa vila, a Fuzeta ..... como os meus pais trabalhavam era a única opção ..... que fácil que era.

Os tempos mudam, a segurança já não é a mesma, o período de férias já não é tão longo e existem os ATL’s ..... combinação explosiva para uns pais ..... muito mais complicada quando se é só um, tentando dar o seu melhor .....

Sempre tentámos que o João ficasse 2 semanas com cada um dos avós ..... acreditem eles ou não, sempre fizemos o possível para que o tempo com cada um fosse equivalente ..... acreditem eles no que quiserem acreditar ..... os ATL’s são uma boa complementaridade para o resto do tempo ..... havendo disponibilidade financeira, obviamente ..... é juntar o útil ao agradável ..... o João faz as actividades que gosta e conseguimos “equidade”.

Por norma o João sempre passou pelo Jardim Zoológico, pelo Oceanário e pela Fersport. Este ano, talvez para poder variar, a escolha foi pela Fersport, pelo ténis porque poderia fazê-lo com o seu amigo Vasco (o que não veio a ser possível) e ainda um curso de vela ..... foi a novidade este ano. Em Smir (Marrocos), o João adorou andar de catamaran mas, quando se conseguiu convencer o monitor português a ensiná-lo, o vento acabou por completo ..... ficou tão triste que lhe encontrei um ATL de vela ao qual o João disse logo que queria ir.

Ao voltarmos de Marrocos, estando a uma semana do final das aulas, tratei de marcar os arranjar os ATL’s que o João queria fazer, uma vez que muitos esgotam logo no princípio de Junho, ou seja, o tempo esgotava-se. Programou-se uma semana de férias com uns avós, que no momento eram as que se podiam programar e duas com os outros mais para a frente ..... tudo parecia encaixar, com excepção da semana de diferença, que me questionava quando a poderia fazer para “repor a igualdade” ..... depois tudo se precipitou .....

O meu sogro vai apenas de férias uma semana e logo na primeira de duas semanas do curso de vela ..... podia ser na semana anterior que era a do ténis ..... tinha sido mais fácil, acho eu. Este é o problema ..... por um lado o João está com muita vontade de aprender a andar de barco à vela ..... por outro, o avô precisa muito de estar com os seus dois netos ..... e agora?

Aqui começam as minhas incertezas ..... que deveria fazer eu? ..... tomar o partido do avô que precisa mas ao mesmo tempo estaria a dar mais uma desilusão ao meu filho, num período de muitas desilusões seguidas, ou, esperar que o avô como adulto compreenda a escolha do João ..... e a escolha do João foi a vela ..... terei agido correcto? ..... claramente aqui os ATL’s entraram em conflito com os avós .....

Sempre deixamos e incentivamos o João a tomar as suas decisões, não deixando ser outros, mesmo os outros sendo os pais, a escolher por ele ..... ele sempre escolheu o que quis fazer ..... certo ou errado, sempre que colocámos as opções sem as contextualizar em demasia para não o condicionar ..... certo ou errado, essa sempre foi a nossa postura ..... mas esta situação “mexeu” comigo ..... por um lado o meu filho que quer fazer algo que nunca fez ..... por outro, o avô que precisa dele ..... como conciliar os dois quereres? ..... porque não calhou na semana de ténis que o João possivelmente faria outra escolha .....

..... como me faz falta a minha metade para estas decisões que sempre foram ponderadas a dois ..... como te amo e sinto a tua falta, meu amor ....