sábado, 12 de julho de 2008

O ontém, o amanhã e o hoje

Quem já foi ver o filme Kung-fu Panda terá ouvido vários provérbios chineses ..... como todos os provérbios, uns dizem-nos sempre mais que outros ..... tudo depende do nosso estado de espírito.

Por acaso o provérbio que se segue, que tem tanto de simples como de bonito, não tenho a certeza se pertence à sabedoria chinesa se a Eleanor Roosevelt .....mas isso para o efeito também não interessa:

O ontem é história, o amanhã um mistério, o hoje é uma dádiva

Este provérbio é outra forma de dizer carpe diem, ou seja, aproveitem o dia ..... cada dia que cá estamos é efectivamente uma dádiva e, se não o aproveitarmos hoje, amanhã já é história .....

Juntamente com a Ana vivi quase 16 anos de plena felicidade, aproveitando ao máximo o que a vida nos dava, ou pelo menos tentando. Sempre fizemos por desfrutar ao máximo da vida, sem nunca esquecer os nossos planos a médio e longo prazo ..... mas sempre aproveitamos essa dádiva ..... o presente ..... que agora já é história ..... linda como linda era a Ana.

Acho que o segredo para a nossa felicidade foi a conjugação de vários factores, desde o facto de sermos soulmates, passando pelo respeito e compreensão mútua, o vivermos para o nós ao invés do eu e, principalmente, vivendo o melhor possível, um dia de cada vez.

Numa sociedade cada vez mais individualista, onde o sucesso é cada vez mais efémero e as exigências cada vez maiores, temos tendência a preocuparmo-nos muito com o que virá, na esperança de manter o que foi e, muitas vezes, deixamos de aproveitar o hoje ..... ponham a mão na consciência e respondam a estas simples perguntas:

- estou feliz?
- estou a aproveitar bem o que tenho? (família, amigos, recursos .....)
- se desse o que tenho a outro, como aproveitaria ele?
- se não tivesse a minha cara-metade ou filhos, tinha-lhes dito e feito tudo o que queria fazer?

E para ajudar enquanto pensam, termino com a frase do meu amor, o meu belo anjo, na realidade, a mais bela estrela do firmamento .....

Olhem sempre para o lado FIXE da vida!