domingo, 27 de julho de 2008

Sair ou não do armário

O anonimato tem num lado os filantropos, que dão ou ajudam no anonimato pois o seu único objectivo é ajudar ..... e no extremo oposto temos os cobardes ou os fracos de carácter.

Percebo quando alguém faz uma denúncia anónima numa delegacia, sobre uma situação de maus tratos ou de roubo ..... quando um empregado denuncia um superior ou patrão ..... são situações que podem levar a represálias de alguém com um poder superior, logo, sempre em vantagem.

Por estas razões eu percebo ..... por cobardia não.

É muito fácil criticar ou denegrir alguém, como por exemplo num blog, utilizando o anonimato para cobardemente dizer o que não se tem coragem de dizer. Se se conhece a pessoa e não se diz, considero ainda mais vil e degradante.

As criticas válidas, mesmo que contrárias, são sempre bem vindas, quer o seu visado concorde ou não, quer fique contente ou triste, a verdade é que produzem efeito. Mas ataques de carácter sem substância, para além de vil cobardia, podem denegrir a imagem sem que o visado tenha hipóteses de se defender ..... defender de quê? ..... explicar o quê? ..... o preço da fama e/ou de ser um alvo a abater, seja interna ou externamente onde nos encontramos. Triste e degradante a visão de cidadania de alguns. Alguém já viu uma campanha política sem ofensas pessoais, seja aqui seja nos EUA?

Os blogs são um espaço com várias possibilidades, seja pelo prazer da escrita ou “escape” psicológico, como é o meu caso, seja por direito de informação, espaço de debate livre ou condicionado de ideias, ..... etc ..... etc ..... etc. Regra geral eles possibilitam um espaço para comentários, o que não é o meu caso de forma anónima, onde quem escreve quer ouvir a opinião dos outros ou permitir que comentem, fomentando assim o debate. Mas isso acarreta sempre o perigo do anónimo, isto é, quando se comenta um blog não é preciso identificarmo-nos ..... tanto podemos anonimamente fazer uma critica positiva, a alguém que gostamos ou não, como fazer a maior das críticas ofensivas, e depois de ela ser publicada ligar ao autor do blog e dizer “quem te escreveu não gosta mesmo de ti ..... achas que conheces? ..... se fosse eu partia para a agressão” A Internet proporciona isso.

Embora esteja a focar o tema do anonimato, os pseudónimos podem ter igual utilização. Debaixo da mesma esteira, tanto se pode colocar comentários sobre forma anónima, como colocar outro nome qualquer ..... seja um pseudónimo ou o nome de outra pessoa ..... mesmo alguém que sabemos ser amigo do visado ..... é simples de fazer. Autores consagrados utilizaram e utilizam os pseudónimos para escrever por estilos diferentes, sendo avaliados pela sua escrita nesse âmbito, ou comparativamente com os seus pares no mesmo estilo, mas não com o original ou com outros pseudónimos.

Fica portanto ao critério de cada um, a forma de utilizar a sua liberdade de expressão.

Mas a dúvida que estas situações nos colocam, enquanto sociedade é quais são os reais valores que queremos passar aos nossos filhos?