sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A importância da referenciação

Por várias vezes tenho dito e escrito que na vida o importante é ter saúde e amigos. E quando digo amigos, falo dos verdadeiros, não dos que orbitam á volta de dinheiro, sucesso ou interesses.

O caso do Armando Vara é um bom exemplo disso. Não querendo menosprezar as suas capacidades empresariais e de gestão que desconheço, a verdade é que saltou na era rosa de um partido para a administração de grandes empresas com vencimentos a condizer. Não creio que tenham sido os seus comprovados méritos a proporcionar-lhe tamanha epopeia. Um telefonema da pessoa ou pessoas certas fazem maravilhas. O problema foi que ele próprio se pôs a fazer telefonemas ..... quando estava a ser escutado ..... faltou um aviso do ministro da administração pública. Não deve ser amigo de casa.

Todos nós utilizamos a referenciação. Se queremos um bom restaurante que ainda não conhecemos o que fazemos? ..... perguntamos a um amigo que conhece vários ..... quantas pessoas vão à lista telefónica pesquisar e arriscar no desconhecido?

Por detrás de mim encontra-se o presidente de uma empresa ou delegação, o cargo em si não consegui perceber bem, mas é um deles e não é relevante para o texto. Ele estava a fazer um telefonema para um amigo: “... olha, a ..... está à procura de um director geral para uma das empresas algures na Europa e eu recomendei-te. Podes falar com os nossos RH?” Tão simples como isso. Eles até podem ter 500 candidaturas espontâneas, mas vão entrevistar apenas algumas pessoas recomendadas.

Há pouco tempo falei sobre a importância da auto-venda como um dos factores de sucesso ..... hoje é a importância da referenciação para chegar mais longe ..... como se diz nos anúncios que por aí circulam na net ..... podia conseguir o mesmo sem estas ajudas? ..... podia, mas não era a mesma coisa! ..... ou talvez não fosse de todo possível sem esta referenciação. Este amigo que o diga!