domingo, 1 de novembro de 2009

Recordar

Recordar é sempre bom. É reviver todos aqueles bons e infelizmente maus momentos. Todos eles juntos fazem a nossa história, o nosso passado. Enquanto recordamos, as pessoas vivem ..... somos a sua memória vida. Vivem em nós e por intermédio de nós.

Alguns partiram porque chegaram ao fim de uma vida, outros barbaramente colhidos no melhor da vida. Todos eles deixaram marcas, vários deixaram saudades ..... todos os dias.

O filhão recentemente este triste pois tinha de escrever uma história. Uma caligrafia sobre umas férias e viagem passada. Ele só se lembrava das viagens feitas com a mãe. A saudade é muita ..... tanta saudade ..... e ele ficou triste. Nessa noite dormiu na minha cama e conversámos durante muito tempo. Ambos expressámos a saudade que sentíamos e, após esse período, disse-lhe exactamente o que aqui escrevi. É bom recordar as boas memórias que temos. É particularmente bom saber que essencialmente as memórias que temos são boas ..... são felizes.

Após ele adormecer enrolado em mim, recordei todos aqueles que já partiram e que deixam saudades ..... e lembrei todos os momentos felizes passados ..... o sorriso nos meus lábios superaram a tristeza da perca. O que levamos da vida e das pessoas é o exemplo e os bons momentos. E por estranho que pareça, senti que aquela conversa tinha sido tão positiva para ele como para mim. Que a vida continua ..... e durante muito tempo fiquei a repetir a frase da Ana ..... Olhem sempre para o lado FIXE da vida!

Hoje é o dia em que os cemitérios se enchem e os entes são recordados. Que as campas ficam mais limpas e bonitas. Para a generalidade delas, o dia que recebem a única visita do ano, que na realidade é para quem visita e não para quem é visitado, mas isso é um pormenor.

Hoje é um dia de memórias. Felizes os que têm uma boa história para recordar ..... a saudade é algo que se adquire para toda uma vida.