domingo, 15 de novembro de 2009

Segredo de justiça

Ultimamente juntar a palavra “segredo” e “justiça” parece algo tão estranho como azeite e vinagre. Se o visado é detentor de um cargo público ou é uma figura pública, é mais que certo que parte das conversas apareça nalgum ponto da comunicação social. O onde depende apenas do partido visado.

Cada vez que estes episódios acontecem, o que se discute é a legalidade ou não das escutas. Quem é visado, sente-se sempre invadido na sua privacidade, mas uma investigação é isso mesmo. Nesse aspecto a única diferença para as restantes provas é que são mais difíceis de desmentir.

Sobre o manto do direito de informação, vários jornalistas tanto sérios quanto os outros publicam as notícias como querem. Várias são as vezes que mais tarde se percebe que a frase está ou descontextualizada ou incompleta. Mas o estrago inicial e a difamação fica. Estou para ver algumas dessas fontes serem descobertas. Nunca se vai por esse caminho, pois existe o interesse da sua existência.

Sou partidário do segredo de justiça pois só assim se protegem os inocentes. Infelizmente porque a nossa justiça não é nem cega nem imparcial, os não inocentes também saem beneficiados. É o preço a pagar.

Uma vez que a violência doméstica é crime, será que Portugal não está em risco de ser preso por maus tratos à justiça?