quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Antes masmorra, agora SPA

A grande cruzada da maioria das pessoas é a sua educação, com a qual ganham a sua independência e posteriormente a sua satisfação pelo atingir dos seus objectivos.

O nosso legado aos nossos filhos é, entre muitos outros, o nível de vida que lhes proporcionamos, os valores que lhes transmitimos, o carinho e amor que os conforta e, seguindo a mesma linha de raciocínio, o incentivo para a sua própria cruzada. Feitas bem as contas, pelo menos um terço da nossa vida é gasto ou investido na nossa educação. O termo utilizado obviamente varia mediante a nossa vontade e predisposição para.

Todos nós enquanto estudantes, tivemos pressa de começar a trabalhar para sermos auto-suficientes e não ter de aturar aquela fase da nossa vida maioritariamente caracterizada no momento como, “uma grande seca!”. Quando começamos a trabalhar, com tudo de bom que vem associado, também vem a parte má ou no mínimo menos boa ..... responsabilidade ..... compromisso ..... objectivos ..... frustração ..... falta de tempo ..... etc. Não há bela sem senão (expressão popular). Cada um pelo seu motivo, ficamos com saudades dos tempos de estudante.

Para algumas pessoas, nas quais eu estou incluído, a procura de conhecimento e informação é tal que, a nossa actividade profissional não é suficiente para saciar esse querer. A esta razão junta-se o mundo competitivo e elitista onde vivemos, que olha para os nossos diplomas como olha para os nossos carros, casas ou roupa ..... isso pode não acontecer no dia-a-dia mas, numa realidade de procura de novos desafios (leia-se procura de emprego), tem o seu peso. Estes foram os principais motivos, para além da oportunidade, que me levou a voltar a estudar. Sinto-me como o Sherlock Holmes, com a devida reverência ao seu intelecto, em que preciso de uma “droga” capaz de elevar a minha mente para outros patamares. Um momento e um espaço para parar e para pensar.

Comparo um pouco o estudar nesta fase da minha vida e dado o tipo de curso que é, um Programa Avançado de Gestão Empresarial (PAGE) da Universidade Católica, a uma ida a um SPA.

Porquê? – porque é como ir a um local obter o relaxamento que queremos, e em que nos “entregamos” nas mãos de vários profissionais de diferentes valências que tratam de nós e nos melhoram. Saímos de lá com a sensação pretendida e num estado psicologicamente melhor do que quando entrámos. A diferença é somente entre a palavra relaxamento e a excitação do conhecimento. Tudo o resto é semelhante, certo?

Assim sendo, o Notas e Pensamentos irá entrar numa nova era. O facto de todas as semanas ser “forçado” a parar e meditar sobre um assunto, tratado por um profissional ou especialista dessa área, indiscutivelmente terá resultados e produzirá consequências visíveis neste espaço.

Isto representa o “sair da minha área de conforto”, com todo o risco, beleza e recompensa que isso representa. Isto é crescer e aprender ..... tal como os meus pais sempre me ensinaram!