terça-feira, 14 de outubro de 2008

Reduzir para jornal ver

Enquanto todos se preparam para analisar e escalpelizar o Orçamento de Estado para 2009, o Portas voltou à sua formula já por demais gasta. Vamos propor uma medida que fique muito bem nos jornais ..... reduzir o IVA nas cadeiras de bebé.

Como a questão das fraldas já é tema muito impresso, tinha de ser inventada outra coisa. Deixo outras sugestões para pesquisarem o valor do IVA e proporem se fizer sentido: ceroulas (com a particularidade que podem inventar a taxa de IVA sazonal); Meias, luvas e barretes; afrodisíacos para incentivar a natalidade; .....

Sento o dia 14 um marco importante em termos de Orçamento, prevejo que este sentimento de deja vu entre numa semana pródiga, com a CDU a dizer que os trabalhadores e os reformados deviam ser aumentados em 100%, o BE a dizer o mesmo por outras palavras porque não pode usar as mesmas, etc, etc, etc.

Vão ser tempos difíceis e, apesar de achar que o governo devia ir muito mais longe do que foi ..... muito mais longe ..... a verdade é que reconhecidamente não é a melhor altura mas, o emagrecimento do estado não pode parar. A filosofia terá de continuar a ser o ênfase na redução do peso do estado na nossa economia e a redução do desperdício e funcionários públicos.

Conjunturalmente este é o melhor cenário para o governo. Pode ser em alguns aspectos austero porque os tempos assim o obrigam e, por outro lado, pode tomar determinadas medidas que serão sempre vistas como apoio estatal em tempo de crise e não como populismo eleitoral, típico da nossa cultura democrática. É um momento péssimo para nós mas, não posso deixar de considerar que é o ideal para o PS em ano de eleições.

Sendo um momento ideal para a linha de Orçamentos do PS, esperemos que seja positivo para Portugal.