sábado, 4 de outubro de 2008

Mensagem nº 56

Esta será a mensagem nº 56 que coloco neste blog. Este é também o número de mensagens que a Ana colocou no seu http://oquepassanaprassa.blogspot.com/.

Este espaço surgiu como refugio pessoal e forma de escape, tal como o descrevi na primeira mensagem que coloquei (http://notasepensamentos.blogspot.com/2008/05/razo-de-ser-deste-blog.html ). Quando o iniciei tinha várias dúvidas existenciais, que começavam nas minhas capacidade de escrita, seguidas do medo de tornar o blog num recanto de lágrimas e sentimentos deprimentes, até ao maior receio de todos, que era a exposição do meu “eu” na blogosfera. Sentia-me e sinto como a melancia, ou seja, munido de uma mais ou menos dura carapaça que dá um aspecto exterior e esconde um aspecto (e sentimentos) totalmente diferente no seu interior. Depois de muito pesar esta última parte, decidi começar a escrever com três finalidades muito claras: manter o blog da Ana activo (os textos são todos assinados pelo utilizador dela), servir de escape ao meu isolamento (fiquei sem metade de mim) e, por último, deixar um espaço e uma mensagem que mais tarde o João possa ler para perceber melhor o pai e pelo que ele passou.

Tenho tido uma preocupação grande de que o texto de topo seja uma Nota ou Pensamento generalista e não pessoal, se bem que há dias que a necessidade deste espaço expansivo é superior a essa ideia. Tenho também evitado escrever muito sobre política, o que não é fácil porque tema é coisa que não falta e, acima de tudo, continuo sem vontade de escrever sobre futebol. No computo geral, acho que tenho aproveitado bem o espaço e homenageado aquela que foi, é e será sempre o meu amor, a Ana.

Tudo começou no dia 29 de Abril de 2007 como uma brincadeira, em que a Ana escreveu pela primeira vez um pequeno texto, intitulado Crónica da Treta e começou a enviar por mail para um grupo restrito de colegas e amigos na Sucursal de Colaboradores (millenniumbcp). Era um pequeno texto, composto por três partes distintas, sendo uma a apreciação dos acontecimentos da semana ou temas actuais, outra o tempo previsto para o fim-de-semana, com indicação do nome dos santos desses dias e, com uma pequena componente de propostas para o fim-de-semana. Este foi o primeiro de muitos e, com o passar do tempo e recebendo cada vez mais e melhores criticas e aceitação, o seu número de leitores e assinantes foi crescendo, ultrapassando os biombos da sucursal. Esse crescendo foi dificultando o envio por mail devido à limitação da autorização de envio (conta gratuita), fazendo com que a divulgação fosse feita por grupos e enviada de hora a hora para poder contornar essas mesmas limitações. Começava a ficar complicado e havia sempre alguém que não tinha recebido.

No seguimento de conversas com um amigo nosso, que possui um blog, surgiu-lhe a ideia de entrar na blogosfera e, desde Setembro de 2007 o http://oquepassanaprassa.blogspot.com/ foi para “o ar”. Quase todas as quintas-feiras a Ana escrevia a sua Crónica da Treta, mais tarde rebaptizada de Crónica da Praça, quando foi internada no IPO, que fica situado ao pé da Praça de Espanha. Ao todo, foram criadas e publicadas 56 mensagens.

Á medida que ia escrevendo e colocando as minhas mensagens, o seu número ia subindo e aproximando-se cada vez mais depressa deste marco ..... a mensagem nº 56. Este é esse marco, o qual durante muito tempo tive dúvidas que o atingisse. Este é o número em que a torneira editorial do meu amor foi Brutamente interrompida.

Esta mensagem é acima de tudo uma homenagem a essa mulher, mãe e amante fenomenal que deixou o nosso mundo mais pobre quando partiu, mas que nos deixou uma mensagem e marca que perdurará para sempre em nós.

Para ti, meu amor ..... foi uma honra e um privilégio ..... foste, és e serás sempre o meu amor ..... Amo-te muito!