quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Porque no te callas

Por muito bem ou mal que o Rei de Espanha tenha feito ou venha a fazer, esta frase será sempre o que nos virá à cabeça quando pensarmos ou falarmos dele. É inevitável. Esta é também a frase que nos distingue e diferencia com os Espanhóis ..... eles defendem o que é deles, nós não! .....

Esta foi igualmente a frase que me veio imediatamente à cabeça quando ouvi ontem um inergume cujo nome não fixei a falar do aumento do salário mínimo nacional. Acho que o mentecapto pertencia a uma organização de patronato de PME’s ou similares. A estupidez deve ter algum limite para não ser considerada demência, o que não foi o caso. Como é possível defender que um aumento de 24,00 €, que não chega a 1,00 € por dia, irá enviar muitas PME’s para a falência?

Seria interessante verificar dos que pensam desta forma, quais os lucros que as suas empresas tiveram e quais os gastos destes elementos que entraram nas contas da sua empresa ..... duas informações que devem ser analisadas em conjunto ..... gostava de ter estes dados. Então uma medida de justiça social tem mais impacto que o aumento dos combustíveis ?

Um dos grandes problemas que Portugal tem é efectivamente ser dependente de PME’s, regra geral empresas criadas por empreendedores que dificilmente resistem à segunda geração. A qualidade moral da generalidade dos nossos empresários é a meu ver lastimável ..... mas felizmente não são todos assim e aos poucos estão a evoluir ..... aos poucos. Estes têm o condão de verem a empresa como um meio de entrarem na lista dos mais ricos de Portugal, achando que os trabalhadores deviam ser todos pagos abaixo de salário mínimo e que o Estado é a principal razão de não possuírem uma frota de Ferraris porque têm de pagar impostos. Não conseguem, e julgo que nunca conseguiram ver que uma empresa é um pequeno ecossistema inserido num ecossistema mais vasto, onde as relações intrínsecas entre todos estes são a base de sustentação do mesmo.

Que um mentacapto tenha estes comentários, é já de si confrangedor, porém, que a MFL defenda o mesmo é para além de patético e desadequado, completamente arrepiante. Ela sabe que é economista e que já teve aspirações a ser Primeiro Ministro?

Apetece mesmo dizer ..... Porque no te callas .....