domingo, 2 de março de 2014

Brandos bananas ..... perdão, costumes

 
Que as comissões de inquérito dos deputados da Assembleia da República eram uma fantochada, todos sabíamos. Que serviam como pretensa arma de arremesso político, também. Que não têm consequência nenhuma, excepto enaltecer o ego dos participantes, também. Esta semana a presidente da PGR veio oficialmente confirmar tudo isso. E se este entendimento é oficial, então deve estar tudo bem ….. se calhar é mesmo suposto ser assim.
 
Um ministro foi a uma comissão de inquérito e mentiu deliberadamente. Todos os presentes sabiam, mesmo antes dele abrir a boca. Depois disso, os partidos da maioria enalteceram o homem por qualquer coisa irrelevante ….. nem me recordo o que foi, mas também isso era mesmo irrelevante ….. e a oposição atacou a mentira, como se fossem virgens arrependidas e não fossem capazes do mesmo ….. ou não o tivessem já feito noutras ocasiões. Cada um fez o seu teatrinho. Masturbação mental para os presentes que serve para se sentirem que estão a fazer algo por alguma coisa …… tipo eu quando apanho as fezes do meus cães no seu passeio matinal, achar que estou a construir um mundo mais limpo ….. no essencial e na substância é o mesmo.
 
A presidente da PGR veio reconhecer que o ministro mentiu, mas como é amigo não há problema porque não alterou nada ….. o que é normal nas peças de teatro. Quando acaba aquela irá mais tarde começar outra e o mundo continua a girar. Fez-me lembrar a sentença do Parque Mayer que não houve corrupção porque a pessoa que estava a ser corrompida não tinha poder. E depois achamos estranho porque os estrangeiros não investem mais em Portugal ….. os honestos, claro.
 
Somos mesmo um país diferente. Na Alemanha há quem cumpra pena por se ter provado que corrompeu políticos em Portugal e na Grécia. Na Grécia um ex-ministro cumpre pena de prisão por ter sido corrompido. Em Portugal não só nada acontece, como o ministro da altura é vice-presidente do governo, e a sua saída irrevogável do governo que nos custou 2.000 milhões de euros afinal era brincadeira. Não temos corruptos, por mais que os alemães se esforcem. E nada acontece ….. duas ou três peças nas notícias e alguém garante que a atenção muda e nada mais é publicado ou referido. Por acaso o Relvas voltou a um cargo de relevo, mas isso também certamente é um acaso.
 
Volto a escrever o mesmo ….. tenho pena que a comunicação social em Portugal cada vez mais cumpra menos o seu papel de isenção ….. algo que não poderemos certamente dissociar da crise e da tentativa de manterem o seu posto de trabalho ….. tornam-se carneiros, é um facto, mas carneiros com erva para comer ….. é pena que assim seja.
 
Sempre dizemos que somos um país de brandos costumes, mas cada vez mais o que fomos extravasa os brandos costumes, estamos mesmos transformados em bananas.