terça-feira, 9 de setembro de 2008

Evolução contínua

Uma das premissas de ser pai (ou mãe) é que somos responsáveis pela primeira fase de crescimento de alguém. É algo que tem tanto de bom como de assustador.

Considero que o que somos em adultos depende muito do que nós próprios quisermos fazer da nossa vida, porém, até atingirmos um estágio de evolução quer permita a nossa própria tomada de decisão, somos condicionados pelo meio que nos rodeia e, invariavelmente, pelos nossos pais. São eles que nos irão ajudar e mesmo moldar as fundações do que é a nossa educação, princípios e forma de ser e estar na vida..... felizmente considero que tanto eu como a Ana tivemos sorte ..... as bases são boas e sólidas ..... obrigado pais!

Para mim, esse é o papel principal dos pais ..... preparar os filhos para o seu próprio processo de evolução, acompanhando depois para garantir que tudo corre pelo melhor ..... ajudando quando necessário a ultrapassar as dificuldades, de forma altruísta e desinteressada ..... ficando felizes por poder partilhar os sucessos e felicidades dos nossos filhos e depois dos netos. Ao longo deste processo, vamos dando a nossa opinião do que é o certo e o errado, o bem e o mal, etc. Vamos ajudando-os a pensar e a questionar as coisas a fim de decidir o melhor para si e para os outros ..... vamos dando conselhos e exemplos ..... a educação de uma criança é isso mesmo, umas coisas aprendem-se e outras apreendem-se. Liderar e/ou ensinar pelo exemplo.

Aqui começa a nossa evolução contínua. Ao dar a nossa opinião sobre a forma correcta de agir, não podemos deixar de nos questionar sobre os nossos próprios actos, acções e omissões ..... pelo menos comigo é assim. Tantas são as preocupações do nosso dia-a-dia que às vezes nos esquecemos do básico e, como antes de correr temos de saber andar ..... ao transmitir o básico ponderamos no que nós próprios nos tornámos ..... os nossos erros ou desvios ao que consideramos ser a atitude correcta ..... uma nova oportunidade de evoluir. Podemos ouvir alguém que independentemente de como o faz, está a transmitir o que considera ser a atitude mais correcta ..... podemos ouvir a voz e sabedoria da nossa própria consciência ..... e ao fazer isso, permitimos aos nossos filhos apreender com os bons exemplos ..... um circulo virtuoso.

Esta aprendizagem não deve ser um acto solitário ou fechado no seio da própria família, antes pelo contrário. Os amigos são entre vários outros aspectos, excelentes fontes de conhecimento e exemplo ..... tanto para a educação dos nossos filhos como para nós próprios ..... basta que, como diz o slogan que passa no Discovery Channel ..... “open your mind” ..... simples.

Extravasando um pouco o tema, considero que, entre muitos outros factores, a felicidade do nosso casamento se deveu ao quanto crescemos enquanto pessoas um com o outro, não só aprendendo com o exemplo, como nós próprios nos questionarmos como poderíamos ser melhores ..... o que poderíamos fazer mais em prol do nós em detrimento do eu ..... como poderíamos ser melhores e fazer o outro mais feliz. Hoje sou uma pessoa muito melhor que era antes de conhecer a Ana ..... a ela o devo ..... ela foi uma pessoa espectacular!

Na prática, estou a adorar a oportunidade de ensinar o filhão a transcender-se a si próprio e, ao mesmo tempo, ponderando no que é o meu dia-a-dia, voltei a ter consciência que continuo numa evolução contínua ..... basta reconhecer os nossos erros e querer ser melhor do que achamos que já somos .....