terça-feira, 2 de setembro de 2008

Rentrée

Mais um verão que termina, mais uma Rentrée política que se avizinha. Vais ser novamente um mês do diz que disse e que deveria ter dito ..... esta tem a particularidade das eleições que estão à porta.

Temos novamente no panorama 5 partidos políticos que se vejam sem recurso a microscópio. Com o devido respeito que os pequenos partidos merecem, e as ideologias dos seus lideres que acham que podem marcar a diferença e, se tivessem essa oportunidade, talvez o fizessem ..... mas a realidade é que apenas cinco contam. Se o Alberto João inscrever o seu partido, na realidade ficamos na mesma porque a Madeira não pertence ao PSD, mas sim ao Alberto João, apenas em termos de resultados aparece um sexto partido, esse sim completamente regional e insular.

Em termos governativos estamos em sintonia com a Europa, com uma bipolarização do poder ..... o resto, que me desculpem os seus apoiantes, é paisagem. De uma forma injuriosa, diria que é um partido de uma realidade que já não existe, um pseudo intelectualismo de esquerda que quer ser a voz da razão e o outro que já foi Porta estandarte dessa voz mas que, por já ter estado no poleiro foi castrado ..... mas sempre dá um tom feminino à questão.

Comecemos pelo PCP ou CDU. Neste momento confesso a minha ignorância política porque já não percebo qual é o partido que realmente existe. É um partido que desempenhou um papel fundamental no 25 de Abril, porém, continua a defender o que já não é defensável. Toda a teoria do comunismo ruiu há muito mas, se o partido mudar, perde a sua identidade ..... que caminho seguir? Na teoria, a doutrina comunista é ideal para o mundo perfeito ..... mas o ser humano não é perfeito e como tal nunca resultará ..... mas é uma teoria muito simpática. Quando penso em comunismo vem-me logo à cabeça a Rússia e a China, porém, o primeiro está na ruína apesar dos recursos naturais que tem ao serviço do “partido”, coisa que nós não temos, e, o segundo é controlado pelo aparelho mas, todos sabemos a repressão que lá existe e qual o seu entendimento de “operários especializados” ..... sinceramente acho que todos vêem mas, nem todos o podem dizer ..... fica as ideias e os ideais de referência.

Nova confissão ..... tenho dificuldade de falar do Bloco de Esquerda com isenção por causa da falta de civismo do Sá Fernandes (Indignação - A falta de humanidade das regras) ..... confesso ..... mas vou fazer um esforço.

Associo o BE a um grupo de indivíduos que começaram com boas ideias, tipicamente de esquerda ..... desculpem o obvio ..... e que querem servir de baluarte de princípios e correcção. Como os votos vêm do populismo, podem sempre dizer o que lhes apetece porque, dificilmente serão governo para sustentar essas afirmações. Podemos dizer que todos devíamos ser aumentados em 10% ..... mas como poderia Portugal sustentar tal heroísmo? ..... mas tal como o sonho comanda a vida, considero que estão correctos em tentar alcançar o céu ..... todos os países gostavam de chegar à lua ..... nem todos têm capacidades para isso ..... mas os que lá chegaram tiveram de fazer o seu percurso ..... apesar da fraqueza de espírito e princípios de alguns dos seus membros, deverão continuar a ser este ano a voz mais incómoda para PS e PSD.

Tal como nas balanças, existe sempre o outro prato ..... o que não quer dizer que a balança esteja equilibrada ..... o CDS/PP será sempre visto como os meninos cristãos de direita, com bons princípios em teoria e com vários podres quando podem ..... o problema do poder é que para além de inebriar também corrompe. Já fez o papel que o BE agora faz mas, tem o peso de já poder ter feito mais do que fez ..... todos sabemos que não estavam no poder ..... tinham lá alguém ..... porém, não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e, mesmo o bem que fizeram ou participaram será sempre comparado com o que deixaram de fazer ou, que fecharam os olhos enquanto acontecia ..... e aconteceu ..... a ânsia de poder de alguns, castrou um voz de peso na oposição ..... tenho pena que assim tenha acontecido ..... mas aconteceu ..... perderam a virgindade ..... já não volta.

Chegando ao bloco central, confesso que tenho dúvidas em quem falar primeiro, uma vez que ambos os partidos estão na obscuridade do silêncio. Um fruto de uma estratégia que poucos percebem e outro porque não pode dizer mal do governo, pois estaria a dizer mal de si mesmo ..... e, tal como os que os antecederam, tentam falar bem das políticas mas é contra os genes de um político falar bem de outro que não se si ..... e partido e governo são seres sempre separados.

Acho que a Manuela Ferreira Leite está assessorada por consultores ..... existe uma regra nas várias empresas de consultoria ..... faz poucos projectos que o risco de falhares é menor e a promoção é mais rápida ..... se não abrir a boca, não diz asneiras e não só não dá tiros no pé, como foi o caso do propósito do casamento, como os seus adversários não lhe podem acusar do que quer que seja ..... tal como concordar com algumas medidas que sejam tomadas ..... que raio, a oposição tem sempre de dizer mal e estar do contra!

Por muito que a génese dos partidos do PS e PSD seja diferente, a situação financeira do País e da Europa, obriga a uma série de medidas que mesmos os mais dogmáticos podem apelidar de “esquerda” ou “direita” mas, sabem que são necessárias ..... e fazendo o resumo, pelo meio da trabalhada de vários ministros, a verdade é que a frase de que estamos a ir em direcção ao abismo já não é prenunciada há muito ..... felizmente que a questão que se coloca é se a velocidade podia ser maior ou menor ..... os timoneiros estão de acordo no rumo contrário ao abismo ..... ufa!

Antes das eleições internas no PSD, dizia-se que o PS iria ganhar as próximas com maioria absoluta e, neste momento, sem que nada tenha acontecido para além do silencia da sua líder, vários analistas dizem já que a dúvida é se o PSD pode ganhar as próximas eleições e se deve apontar à maioria absoluta ..... confesso que não consigo perceber o que aconteceu este Verão para esta nova situação ..... transcende a minha cultura geral e política. Fabricou-se uma situação a partir do nada e parece que pegou ..... estranho.

Estamos na rentrée política ..... um novo ano se avizinha e, novamente o papel da comunicação social vai ser preponderante para os principais partidos e condicionador da nossa opinião geral ..... isso e quem conseguir maiores pesos de opinion makers ..... o normal.

Terceira confissão ..... é-me indiferente se sou governado pelo PS ou pelo PSD ..... para além da apologia do patronado, não vejo diferenças substanciais entre ambas ..... acredito sim no líder que está lá à frente e que define a macro estratégia, o rumo ..... o resto é constituído sempre por bons, maus e muito maus que regra geral são ou amigos ou o custo da base partidária. Se o líder for mesmo bom, consegue que a máquina que o suporta funcione, mesmo que seja à base de pequenas remodelações ..... se são grandes, algo se passa.

Seja qual for o resultado, esperemos que Portugal fique a ganhar.